Joe Perry mistura blues e rock saudosistas na última sexta em Porto Alegre

Evento Samsung Best of Blues and Rock contou com a participação de Ian OCaradometal, Yohan Kisser e fechou com apresentação do guitarrista do Aerosmith: Joe Perry.

Evento Samsung Best of Blues and Rock contou com a participação de Ian OCaradometal, Yohan Kisser e fechou com apresentação do guitarrista do Aerosmith.

Na última sexta-feira, dia 15 de junho, Porto Alegre foi palco de um evento gratuito e incrível: o Samsung Best of Blues and Rock. Conhecido por trazer nomes gigantes das guitarras para eventos mais voltados ao Blues, o festival já trouxe Richie Sambora (Bon Jovi), Zakk Wylde, Tom Morello (Rage Against The Machine e Audioslave), entre outros. Outro destaque deste projeto é focar bastante na música instrumental, que pouco aparece nos eventos tradicionais. Este ano foi a vez de Joe Perry, guitarrista e um dos fundadores do Aerosmith. Ao lado da “The Joe Perry Project” – tradicional banda solo do artista – os músicos trouxeram um setlist que misturou clássicos do Aerosmith, covers e um pouco dos novos trabalhos de Perry. Além dele, estavam junto o ótimo Gary Cherone, Buck Johnson, Chris Wyse e Jason Sutter. 

Ver o projeto solo do Joe Perry é algo que eu nunca imaginei  – especialmente de graça na minha cidade natal. Como fã do Aerosmith desde criança, já imaginava que as apresentações do projeto solo do guitarrista ficariam apenas em terras gringas, então esta noite foi um presente! Joe é um músico bem reservado, que fala pouco nos shows do Aerosmith. Então vê-lo totalmente animado, conversando bastante com a plateia e brilhando totalmente em seu show é algo inesquecível. Em seu primeiro show desde a pandemia, o músico estava visivelmente à vontade e entrosado com a ótima banda que o acompanhava. Aliás, o vocalista Gary Cherone (conhecido pelo Extreme e Van Halen) foi uma surpresa à parte. Dinâmico, talentosíssimo e envolvente, a dupla combinou muito bem e diversas faixas. 

O show abriu com a já esperada “Let The Music Do the Talking” – um dos primeiros hits da carreira solo do Joe lá de 1980. Logo em seguida já vieram os clássicos do Aerosmith como “Toys in The Attic” e “Walkin The Dog“. Mais adiante também tivemos as incríveis apresentações de “Chip Away the Stone” e “Same Old Song and Dance“. Um destaque para mim – dentre as músicas do Aerosmith – foi a versão instrumental de “Walk This Way“. Os fãs da banda que estavam por lá perderam a voz com certeza hahaha. O repertório também contou com alguns covers já conhecidos pelos fãs como “Stop Messin Around” e “Whole Lotta Love” (muito interpretada pela outra banda do Joe – Hollywood Vampires).

A carreira solo do Joe Perry também teve seus momentos de destaque, especialmente o último disco “Sweetzerland Manifesto” (2018) e algumas promessas de um álbum novo em breve. Vale lembrar que Joe não apenas toca como também faz os vocais de várias faixas, já outras ficam por conta de Cherone. O show encerrou com a nostálgica “Sweet Emotion“, clássica do Aerosmith. A banda voltou animada para o bis de “Train Kept A-Rollin’”. Noite inesquecível! 

Confira o setlist completo do show:

  1. Let the Music Do the Talking
  2. Toys in the Attic (Aerosmith)
  3. Walkin’ The Dog (Aerosmith)
  4. Fortunate One
  5. Steppin’ Out
  6. Stop Messin’ Around (cover de Fleetwood Mac)
  7. My Fist Your Face (Aerosmith)
  8. Quake
  9. Chip Away the Stone (Aerosmith)
  10. Spanish Sushi
  11. Wooden Ships
  12. Walk This Way (Aerosmith)
  13. Whole Lotta Love (cover de Led Zeppelin)
  14. Same Old Song and Dance (Aerosmith)
  15. Rockin’ Train
  16. Sweet Emotion (Aerosmith)
  17. Train Kept A-Rollin’ (cover de Bradshaw cover) ~ BIS

Antes do show do Joe, o público pode conhecer melhor os trabalhos de Ian Garbinato e Yohan Kisser. Ian se apresenta com seu grupo “O Cara do Metal”, bastante conhecido por seu trabalho divertido no TikTok, a banda precisou adaptar suas músicas para o instrumental, o que acabou ficando um pouco distante do tradicional deles. Achei o show bem divertido e fiquei bem feliz pela oportunidade que os guris receberam de ter seu trabalho mostrado a um público diferente.

Na sequência, tivemos o show do Yohan Kisser. Yohan é filho de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, e faz parte da banda Sioux 66, formada em 2011, e da Kisser Clan, em que toca clássicos do Rock e do Metal junto com o pai. O show foi impecável, passando por canções autorais e covers clássicos do heavy metal. A qualidade da banda me surpreendeu bastante (até porque eu não conhecia o trabalho dele até então). 

O festival Samsung Best of Blues & Rock 2022 foi gratuito, e se dividiu em duas datas, em duas cidades diferentes. Nesta sexta, 15, o evento aconteceu no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, e na sequência foi para São Paulo, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, no domingo, 17.

SOBRE O AUTOR

Maria Eduarda Michael

Apaixonada por shows e pelo U2.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.