O jeitinho brasileiro de torcer na copa do mundo
Superstições e simpatias viram um caminho para a torcida verde e amarelo
Foto: Pixabay
Dentro do dicionário, a superstição é definida como crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inofensivas, a depositar confiança em coisas absurdas.
No país do futebol, a paixão dos torcedores é elevada ao máximo, com a busca constante por resultados, muitos brasileiros acreditam que a vitória pode vir através de simpatias e superstições. Uma das estratégias mais comuns entre torcedores em momentos de crise do time por exemplo é a utilização do sal grosso, a prática é usada para afastar energias negativas, alguns acreditam ser preciso seguir uma série de ações para obter sucesso e outros estão seguros de que determinada peça de roupa, colar ou até mesmo acender uma vela são responsáveis por trazer sorte.
Para falar sobre esse assunto e entender os porquês, os estudantes de jornalismo, Jeandro Michael e Eric Ruan entrevistaram a psicóloga Maria da Graça Taffarel.
Além disso, a taróloga Isabel Mitchell também foi entrevistada para falar sobre como funcionam as simpatias e como as superstições acontecem.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Confira no podcast!
Material produzido pelos estudantes de jornalismo Eric Ruan e Jeandro Michael
COMENTÁRIOS